JCB COMUNICAÇÃO

Seja bem vindo!
Este blog tem o objetivo de solucionar dúvidas e informar com qualidade e segurança.
Cordial Abraço,
Julio Cesar Borges Baiz
julio.jornalista@gmail.com

sábado, 21 de julho de 2012

Nós somos a solução para nós mesmos?


Julio Cesar Borges Baiz

Editorial


O Departamento de Recursos Humanos vem evoluindo a cada dia, chega a ser um divisor de águas em uma empresa. O ser humano ao qual me referirei, neste momento, é o funcionário, que cada vez mais depende do RH para resolver os seus problemas de conflitos com os colegas de trabalho e com os seus superiores.

Atualmente, existe uma grande pressão para que os empregadores montem, em suas empresas, salas para descanso, tratamento com psicólogos, promova confraternizações mensais para aproximar os empregados, monte academias, contrate professores para dar aulas, etc.

Nada disso está previsto em Lei, mas, assim como eu, todos gostamos de benefícios. Mas, e a parte do empregado?

Afinal, são poucos os que “batem no peito” e reconhecem suas falhas.

Por que a obrigação de fazer com que funcionários não briguem durante a jornada de trabalho é sempre do empregador?

Será que é porque as pessoas já não se suportam mais? Ou, talvez, porque os valores morais e o respeito ao próximo estão em baixa?

Por que o empregador tem que se sentir pressionado a montar vários tipos de salas e festas para seus funcionários, se tudo é uma troca, ou seja, o empregador remunera o funcionário e, este retribuirá com o seu trabalho, portanto está feita a troca.

Aí Você me diz: “Sim, concordo, é uma troca, mas porque ganho menos do que deveria?”

E eu respondo: Talvez seja a hora de Você estudar mais para alcançar cargos mais promissores na sua empresa, tavez seja a hora de Você conversar com o seu superior sobre um aumento, mas é claro, com argumentos convincentes ou talvez seja a hora de Você procurar um novo trabalho. Bom, isso quem decide é Você!

A única certeza que posso lhe dar é que ficar reclamando não vai resolver nada!

Do jeito que escrevi, parece até que sou contra a intermediação do RH, mas não sou não.

Penso que os funcionários deveriam se autoconsultar, ou seja, focarem o problema e buscarem a solução e não somente apresentá-lo.

Nós criamos os problemas, nós nos endividamos, nós procuramos os atritos e muitas vezes as brigas de fato...

E Você acha que isso é normal?

Talvez sim, mas o que não é comum é olharmos para um colega de trabalho e dizer: “Desculpe, eu errei!”, ou “Calma, respira fundo que é somente uma fase e vai passar...!”, ou “Vou fazer por merecer um aumento!”

Cabe a Você decidir o que é certo ou errado, entretanto, uma coisa é certa: O RH tem um papel importante nisso tudo.


Quer saber mais, acesse o SIT - Soluções Integradas Trabalhistas, em www.diariodasleis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: