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Julio Cesar Borges Baiz
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sábado, 21 de julho de 2012

Entrevista: O padrão de qualidade para uma empresa


Julio Cesar Borges Baiz

Fala gerente!
Nesta coluna trazemos até você um conceito que vem crescendo no Brasil, que é o chamado “Padrão de Qualidade para as Empresas”. Até bem pouco tempo atrás, a ideia era de um conceito de padronização dos processos de produção ou prestação de serviços para uma empresa. Entretanto, hoje em dia, a padronização também se dá através dos trabalhos excercidos por qualquer funcionário, ou seja, em um determinado departamento da empresa é criado um manual padronizado para o exercício das atividades, afim de evitar que um determinado empregado que sai da empresa possa prejudicar a qualidade dos serviços que nela são executados e, também para que se torne mais fácil atingir um “padrão de qualidade” reconhecido mundialmente.
Para atender a essas dúvidas, entrevistamos Rafael Zanuto, sócio-diretor da Labmetro Sistemas de Gestão (www.labmetro.com.br), empresa especializada na área de Sistemas de Gestão da Qualidade.
Portanto, Fala Gerente!

BST: O que é a ISO-9000?
Rafael: A ISO-9000 é um conjunto de normas internacionais que visa a garantia da qualidade dos produtos ou serviços de uma organização. A sigla ISO (Internacional Organization for Standardization) representa a organização responsável pela criação da série ISO-9000. A ideia da organização é promover a melhoria contínua de produtos e serviços através de um Sistema de Gestão da Qualidade. No Brasil utilizamos a NBR ISO-9001, fornecida pela representante da ISO por aqui, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Importante salientar que a norma não dita requisitos e obrigações dos produtos e serviços, ela estabelece meios e controles para garantir a padronização dos processos.

BST: Na prática, o que isso quer dizer?
Rafael: Deixando os termos técnicos de lado significa que, com a ISO-9001, toda a fabricação de um produto ou prestação de um serviço passa a ser feita da mesma forma, de acordo com padrões estabelecidos em documentos regulamentares, estatutários e pela própria empresa. A partir do momento em que os processos são padronizados, fica mais fácil garantir a qualidade do que está sendo feito. Com os parâmetros em mãos, a empresa passa a controlar para que tudo que ela estabeleceu como padrão de qualidade seja respeitado pelos funcionários. Ou seja, ela passa a garantir que aquela barra de chocolate que você tanto gosta, terá sempre o mesmo peso e o mesmo sabor, pois é fabricada da mesma forma.

BST: O que é o Sistema de Gestão da Qualidade?
Rafael: O SGQ, como também é conhecido, nada mais é do que o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para garantir a qualidade e buscar a melhoria contínua em suas atividades, sempre visando o atendimento dos requisitos do cliente. Geralmente o SGQ é baseado em alguma norma, como a ISO-9001, que fornece e preestabelece estas ferramentas. Existem outras normas como a ISO/TS 16949:2010 (específica para produtos relacionados à área automotiva), a NBR ISO/IEC 17025:2005 (referente a laboratórios de calibração e ensaios), etc.

BST: Falando sobre a parte administrativa, como a ISO-9001 pode ajudar um dono de empresa em seu dia a dia?
Rafael: Quando falamos sobre sistema, citamos as ferramentas de controle...

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