JCB COMUNICAÇÃO

Seja bem vindo!
Este blog tem o objetivo de solucionar dúvidas e informar com qualidade e segurança.
Cordial Abraço,
Julio Cesar Borges Baiz
julio.jornalista@gmail.com

sábado, 21 de julho de 2012

Entrevista: A importância do Marketing Pessoal


Julio Cesar Borges Baiz

“Marketing Pessoal”, tão comum nas conversas entre amigos,
porém, pouco comum na utilização.
Hoje, é uma ferramenta imprescindível para quem quer conseguir um bom emprego.
Mais uma vez, contamos com a experiência da Administradora de Recursos Humanos, Lúcia Renata dos Santos, sócia-diretora da RH Networking (especializada em solucionar problemas de gestão de pessoas. Site: www.rhnetworking. com.br. E-mail: contato@rhnetwor king.com.br).
Portanto, Fala Gerente!

BST: O que é Marketing Pessoal?
Lúcia: É a forma como você se expõe profissionalmente, quanto a comportamentos, vestimentas e modos de agir.

BST: O marketing pessoal é importante em uma entrevista?
Lúcia: Sim, pois o candidato que se utiliza desta técnica desenvolve uma postura favorável para promover-se positivamente frente à vaga.

BST: Qual é intuito do MKT Pessoal?
Lúcia: O intuito é auxiliar o candidato a expor de forma objetiva seus conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamento.

BST: Quais são os temas abordados em MKT pessoal?
Lúcia: São:
- Como se comportar em uma entrevista (isto inclui, vestimenta, maquiagem, perfumes, acessórios, postura, linguagem, auto confiança, etc.);
- Como montar um currículo adequado à vaga com objetividade (manter o currículo sempre atualizado, com dados reais);
- Redes Sociais – “Armadilhas” (instruir o candidato a utilizar-se destas ferramentas de forma adequada, com responsabilidade e ética);
- E-mails (não fazer spam de currículos, não utilizar o e-mail profissional para fins pessoais);
- Relacionamento interpessoal (valorizar as amizades tendo empatia, isto é, ouvindo e se colocando no lugar do outro, para obter um ambiente de trabalho saudável);
- Procurando Emprego “falsas empresas, carteira de trabalho” (Estar atento a falsas vagas e agências, não divulgar os números dos documentos e foto, somente fazê-lo no ato da admissão);
- Gerações “trocando figuri-nhas” (trocar experiências entre as gerações para obter mais conhecimento e um bom relacionamento);
- Networking (ter um bom relacionamento pessoal, ser empático, colocar em prática o marketing pessoal para uma troca positiva nas relações de trabalho);
- Trabalho voluntário (dedicar-se a algum trabalho voluntário colocando em prática seus conhecimentos, ajudando o próximo, beneficiando e sendo útil à sociedade. Conhecendo pessoas e criando networking.).

BST: O marketing pessoal se aplica só à vida profissional?
Lúcia: Não, pois quando interagimos de forma clara e objetiva, com empenho, empatia, dedicação e temos um olhar diferenciado com relação ao próximo, tudo muda. Nós nos tornamos pessoas mais humanizadas e isto reflete em todos os pontos de nossas vidas.

BST: Como se comportar em uma entrevista? Pode dar um exemplo?
Lúcia: Antes de ir até a empresa  ...

Quer saber mais, acesse o SIT - Soluções Integradas Trabalhistas, em www.diariodasleis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: