Em um julgamento inédito no Brasil, um estudante da 7ª série foi condenado pela prática do "Bullying", termo inglês que quer dizer: "Prática de atos violentos contra a integridade física, psicológica ou moral".
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou o estudante a pagar R$ 8.000,00 (oito mil reais) à sua colega de classe e afastou qualquer responsabilidade da escola no caso, alegando que "o poder familiar e a educação são de responsabilidade dos pais e tutores e não da instituição de ensino".
A autora da ação alegou que por várias vezes foi vítima de brincadeiras de mau-gosto, apelidos desagradáveis e xingamentos constantes. A escola havia sido avisada e mesmo assim o "bullying" continuava contra esta aluna.
Esta é uma prova concreta de que podemos ter esperança na justiça brasileira.
Parabéns TJMG.
Número do Processo: 0024.08.199172-1
Julio Cesar Borges Baiz
Gostaria de compartilhar a letra desta música. Sou mãe de um adolescente que aos onze anos foi agredido dentro de uma escola particular de classe média alta da cidade de Belém do pará. Em meio a muita revolta e indignação, pois meu filho foi chutado e humilhado por alguns colegas de classe, após colarem em sua costas um papel escrito "CHUTE-ME". resolvi tomar as providências cabíveis de âmbito legais, pois fiquei indignada por procurar a direção da escola e ouvir da coordenadora pedagógica "NÃO SOU BABÁ DO SEU FILHO" Ele passou por exame de corpo delito e até hoje faz terapia. Esta canção foi escrita em um momento de muita dor e que deixou marcas no corpo e na alma do meu filho.
ResponderExcluirPor favor, divulgue em seu blog a letra desta canção. Sei que é apenas a iniciativa de uma mãe que luta por justiça, mas precisamos de alguma forma fazer a diferença e chamar atenção para que tanto a escola quanto a família estejam presentes na vida de nossas crianças, adolescentes e jovens.
Um grande abraço!
Precisamos de paz, violência jamais!
Precisamos de paz,
Violência jamais,
Na escola eu preciso
Aprender.
A amar meu irmão,
Segurar sua mão,
E seguir semeando,
A união.
Eu não quero ver briga,
Pontapé ou empurrão,
Vamos todos cantar,
A canção.
Paz na escola,
Paz no coração,
Entre neste time,
Violência não.
A escola é o espaço,
Pra ensinar e aprender,
E para ter vida,
Só depende de você.
Diga não ao bullying,
Aprenda essa lição,
E leve para o mundo,
A nossa canção.
Paz na escola,
Paz no coração,
Entre neste time,
Violência não.
Autora: Leonor Alves.
Bom dia! Procurando por condenações judiciais em casos de bullying, deparei-me com essa bela canção. A verdade é que quem precisa ler e refletir sobre a ação de seus filhos violentadores, é ausente e permissivo em casa. Provavelmente, muito ocupado em ganhar dinheiro e prestígio, ao invés de educar seus filhos! A escola fica neutra, tenta por panos quentes e, no frigir dos ovos, que, paga o pato é nosso filho, agredido, com marcas da humilhação para boa parte de sua vida.
ResponderExcluirQue, bate, esquece. Quem apanha, nunca mais esquece.
Abraços, e felicidades a você e ao seu filho.
Boa noite. Trabalhe como professora em uma escola estadual no estado de São Paulo e minha função dentro da escola é prevenir conflitos e dentre eles é o bullying. Depois que entrei na escola os casos diminuíram, os alunos e os pais sabem que podem procurar a gestão da escola e que todos os meios para ajudá-lo serão utilizados para ajudá-los. Acredito no meu trabalho e não me considero BABÁ dos meus alunos, mas faço por eles o que faria por meus filhos. Abraços.
ResponderExcluirHello, of course this piеce of writing is actuаllу
ResponderExcluirfаstidious and I have learned lоt οf things
from іt on the toрic of blogging.
thanks.
Here is my homepage ... www.prweb.com