JCB COMUNICAÇÃO

Seja bem vindo!
Este blog tem o objetivo de solucionar dúvidas e informar com qualidade e segurança.
Cordial Abraço,
Julio Cesar Borges Baiz
julio.jornalista@gmail.com

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Campanha "voto consciente". Mas se fosse consciente eu deveria ficar em casa!

Hoje (19.08), o Senado Federal lançará uma campanha de incentivo ao voto consciente do eleitor.
Está campanha ressalta a importância do voto e tenta resgatar o prestígio do Senado perante o público eleitor, no pleno exercício do que chamam de "democracia", que é imposta por alguns.
Mesmo porque, de acordo com o Senado, vivemos em uma democracia. E esta democracia funciona assim:
"OS CANDIDATOS QUE ESTÃO AÍ, SÃO OS QUE DEVEMOS ESCOLHER PARA OCUPAR CADEIRAS NO LEGISLATIVO E USUFRUÍREM DE NOSSO DINHEIRO, QUE É PAGO EM ALTÍSSIMOS IMPOSTOS".
De acordo com o dicionário, a palavra "DEMOCRACIA" quer dizer: "Forma de governo em que o povo elege livremente seus representantes e exerce a soberania do Estado mediante um sistema partidário pluralista,com liberdade de imprensa, de manifestação, de associação e de organização política e respeito aos direitos civís e individuais do cidadão."
E de acordo com o grande Fernando Sabino: "Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada depende de cada um".
Prefiro entender o termo através do sábio Fernando Sabino e acredito que se democracia é a oportunidade de darmos um ponto de partida, então, logo, por que não podemos deixar de votar? Por que o voto é obrigatório?
Ora, se não concordamos com os candidatos atuais, então por que preciso sair da minha casa para votar?
Se eu quiser ficar em casa, também estarei exercendo a cidadania, pois sou "livre". Além disso, se os candidatos não me agradam, então prefiro exercer o direito à democracia em minha residência.
Ponto de vista para pensar...
Julio Cesar Borges Baiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: