JCB COMUNICAÇÃO

Seja bem vindo!
Este blog tem o objetivo de solucionar dúvidas e informar com qualidade e segurança.
Cordial Abraço,
Julio Cesar Borges Baiz
julio.jornalista@gmail.com

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dicas de Filmes

SEMPRE AO SEU LADO
Quando Hach, um filhote de cachorro da raça akita, é encontrado perdido em uma estação de trem por Parker (personagem de Richard Gere), ambos se identificam rapidamente. O filhote acaba conquistando todos na casa de Parker, mas é com ele que acaba criando um profundo laço de lealdade. 
O filme trata sobre uma amizade verdadeira e sobre a lealdade que hoje em dia é tão rara.

_______________________________________________

O LIVRO DE ELI
Em um período pós-apocalíptico Eli (Denzel Washington) é um homem solitário que tenta proteger um livro que pode salvar a humanidade e luta contra ladrões, mercenários. A história se baseia no fato de que a bíblia pode salvar a humanidade. É um filme muito bem elaborado e com muita ação. O filme também conta com a participação do ator Gary Oldman, que atua no papel de um tirano, de uma pequena cidade e tenta, a todo custo, matar Eli.

______________________________________________

INVICTUS
Do Diretor Clint Eastwood, com a atuação de Matt Damon (capitão do time de rugby) e Morgan Freeman (como Nelson Mandela). O filme conta a incrível história de como Nelson Mandela usou o esporte para unir a África do Sul. A história é verídica e o time de rugby da África do Sul foi realmente campeão mundial em 1995.
Em época de Copa do Mundo, acredito que este filme mostra um pouco do País.
O filme conta uma frase muito utilizada por Nelson Mandela: "Eu agradeço a todos os deuses por meu espírito invencível. Eu sou o dono do meu destino. Eu sou o capitão da minha alma."
______________________________________________

CÓDIGO DE CONDUTA
Clyde (Gerard Butler) é um dedicado pai de família que testemunha sua esposa e filha serem assassinadas. Um dos culpados ganha liberdade graças a um acordo feito com o ambicioso promotor Nick (Jamie Foxx). Clyde, então, resolve fazer justiça com as próprias mãos e  denunciar o corrupto sistema judicial nem que para isso tenha que matar um a um. Uma excelente trama.


Julio Cesar Borges Baiz

domingo, 30 de maio de 2010

Uma das maiores batalhas futebolísticas já contada

Recentemente, assisti um documentário sobre a invasão dos nazistas na Ucrânia, em 29.06.1941, na chamada "Operação Barbarossa", durante a Segunda Guerra Mundial. Este foi um dos maiores massacres da história mundial, com mais de 180 mil pessoas executadas e mais centenas de milhares enviadas a campos de concentração, onde eram obrigadas a executar trabalhos forçados. 
Após 6 seis meses de muito terror, os nazistas acabam tomando a Ucrânia e situando suas bases na capital Kiev.
Fora este ato de violência e selvageria impiedosas, assisti também sobre o time de futebol "Start F.C.", este time, na verdade, se chamava Dínamo de Kiev, mas, como os nazistas haviam tomado poder em Kiev, o time não podia mais se chamar assim e passou a chamar Start F.C..
O time era formado por, em sua maioria, padeiros da cidade de Kiev que não aceitavam o regime nazista imposto em seu País. O Start F.C. começou a vencer equipes pequenas e a ganhar o respeito da população ucraniana, logo foi convidado para disputar a Liga Nacional, um campeonato organizado pelos nazistas, na Ucrânia, e que contava com times alemães e húngaros, até este momento ninguém ousava ganhar dos alemães, e é neste exato momento que se inicia uma das maiores batalhas futebolísticas já contadas.
Na Liga Nacional Ucraniana, o Start venceu um confronto contra os alemães por 5 x 1. No jogo seguinte enfrentaram o time "Flakelf", também alemão. Um detalhe importante: Antes dos jogos começarem, os jogadores eram obrigados a reverenciar o Hitler, com a frase "Heil Hitler", os jogadores do Start, não reverenciavam o ditador nazista e dobravam os braços sobre o peito e gritavam "FitzcultHura" (slogan soviético, algo como cultura física), neste instante o público presente vai ao delírio, enquanto os alemães ficam sem entender o que estava acontecendo.
O jogo inicia e o time alemão abre o placar 1 x 0 contra o Start (o time alemão contava com o apoio do árbitro alemão que não marcava faltas para o time ucraniano), mas, a parcial vitória dura pouco e, logo em seguida o Start marca 3 vezes, deixando o placar no final do primeiro tempo em 3 x 1. No vestiário do Start aparece um general nazista que diz: "Vocês não podem esperar vencer" e, continua "aproveitem estes momentos para pensar nas consequências". Uma clara ameaça à vida dos jogadores ucranianos!
Pois bem, os times voltam para o segundo tempo e o Start não leva a sério o aviso dado pelo general nazista e aplica mais dois gols no time alemão e o placar termina em 5 x 3 para o Start. O time ucraniano poderia ter feito o sexto gol, mas o jogador ucraniano parou a bola na cara do gol e virou as costas para o goleiro alemão, o que levou, mais uma vez, a torcida ao delírio. Os jogadores do Start deixaram o estádio sobre os aplausos ensurdecedores dos torcedores ucranianos.
"Para se ter uma ideia da importância deste jogo para os ucranianos, todos que guardaram o ingresso desta partida, tem passe livre para os jogos do Dínamo de Kiev até hoje em dia."
No jogo seguinte, o Start aplicou uma goleada de 8 x 0, em outro time alemão chamado "Rukh".
Os alemães não engoliram as derrotas e humilhações e enviaram os jogadores do Start ao campo de prisioneiros de "Baba Yar". Em seguida, o time inteiro foi preso e torturado pela Gestapo, alguns foram mandados para o sinistro campo de concentração de "Siretz". 
Na Ucrânia existe um monumento em homenagem aos heróis do Start F.C., e que contém a frase: "Aos jogadores que morreram com a cabeça levantada ante o invasor nazista”.
As partidas realizadas pelo Start F.C., em 1942:
21 de junho - FC Start 6×2 Guarnição húngara
05 de julho - FC Start 11×0 Guarnição romena
12 de julho - FC Start 9×1 Militares do batalhão ferroviário
17 de julho - FC Start 6×0 Exército da Wehrmacht
19 de julho - FC Start 5×1 MSG (Exército Húngaro de Ocupação)
21 de julho - FC Start 3×2 MSG (Exército Húngaro de Ocupação)
06 de agosto - FC Start 5×1 Flakelf (Exército Alemão, até então invicto)
09 de agosto - FC Start 5×3 Flakelf - 36 mil ucranianos no estádio
16 de agosto - FC Start 8×0 Rukh - Último jogo do time.

Sem dúvida esta é a história de guerreiros que realmente vestiram as camisas e as cores de seu País, em pról das pessoas, algo raro no futebol e que, atualmente, é cada vez mais escasso.
Julio Cesar Borges Baiz

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Entrou em vigor a Lei da Transparência


Começou, na prática, a vigorar a Lei da Tansparência (Lei Complementar nº 131, de 27.05.2010), a Lei força a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios a divulgarem os orçamentos, em tempo real, ou seja, na internet, todos os gastos com finanças e orçamentos, inclusive detalhando e facilitando o entendimento dos relatórios.
"(...).
I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos;
II – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público;
III – adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e ao disposto no art. 48-A. (NR)
(...).
I – quanto à despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado;
II – quanto à receita: o lançamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários.
(...)”

 A Lei entrou em vigor para as cidades com mais de 100.000 habitantes, no próximo ano entrará em vigor para as cidades entre 50.000 e 100.000 habitantes e, em 3 anos para as cidades com até 50.000 habitantes, conforme consta:
"(...).
I – 1 (um) ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100.000 (cem mil) habitantes;
II – 2 (dois) anos para os Municípios que tenham entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil) habitantes;
III – 4 (quatro) anos para os Municípios que tenham até 50.000 (cinquenta mil) habitantes.
Parágrafo único. Os prazos estabelecidos neste artigo serão contados a partir da data de publicação da lei complementar que introduziu os dispositivos referidos no caput deste artigo.
(...)".

Os órgãos que descumprirem a Lei da Transparência serão penalizados conforme a lei, além de sofrerem denúncias por parte de órgãos e classes da sociedade:

“Art. 73-A. Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para denunciar ao respectivo Tribunal de Contas e ao órgão competente do Ministério Público o descumprimento das prescrições estabelecidas nesta Lei Complementar.”
Esta é uma legislação importante para todos os cidadãos, pois obriga o governo a ter transparência e explicar onde é que está aplicando os nossos impostos pagos, de maneira detalhada, em tempo real e objetiva.
Julio Cesar Borges Baiz

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Polícia Militar descobre desmanche de motos no bairro Piqueri


Na madrugada desta quinta-feira (27.05.2010), através de uma denúncia anônima, o 49º Batalhão da 2ª Companhia da Polícia Militar, das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar - ROTA, encontrou um desmanche de motos, localizado na Rua Embaixador Câmara Canto, 74, no bairro Piqueri, zona oeste de São Paulo, e prendeu duas pessoas. 
De acordo com a polícia, dois homens foram detidos em flagrante, no momento em que desmontavam uma moto e ainda haviam mais três motos roubadas que seriam desmontadas. Todas as motos possuem queixas de furto.
Um dos homens ainda tentou subornar os policiais, oferecendo R$ 50 mil em dinheiro para não ser preso.
Segundo a polícia, um dos homens é dono de uma loja de autopeças no centro de São Paulo.
Os homens presos em flagrante foram encaminhados para o 87º Batalhão Policial, situado em Pirituba.
Julio Cesar Borges Baiz

terça-feira, 25 de maio de 2010

Estações do Metrô Paulista e Faria Lima são inauguradas

Foram inauguradas, hoje (25.05.2010), duas estações da linha 4 - Amarela, do Metrô de São Paulo.
As estações Paulista e Faria Lima foram abertas no início da tarde. 
Esta é a primeira fase da linha e conta com 12,8 km de extensão, de acordo com o Metrô, até novembro deste ano, serão liberadas as estações Butantã, Pinheiros, Luz e República.
Para 2011, o Metrô pretende entregar as estações: Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. 
Os usuários da Linha Amarela terão acesso direto às linhas: 1 - Azul (na estação Luz), 2 - Verde (na Estação Paulista) e 3 - Vermelha (na estação República), além da integração para os trens da CPTM, nas estações Luz e Pinheiros.
Julio Cesar Borges Baiz

Movimento Endireita Brasil retira a carga tributária em alguns postos no Brasil




Hoje (25.05.2010), o Movimento Endireita Brasil - MEB está organizando um movimento que retira as cargas tributárias nos preços de combustíveis.
A redução está na exclusão dos impostos PIS/COFINS, CIDE e ICMS, o que torna a venda do combustível, em média, 50% mais barato.
Para se ter uma ideia, o litro da gasolina é vendido em média a R$ 2,396, sem os impostos o litro da gasolina passa a ter o valor de R$ 1,18, em São Paulo.
De acordo com o site do MEB, a escolha do dia 25 de maio é porque desde o começo do ano até hoje o brasileiro só trabalhou para pagar os impostos, ou seja, o brasileiro precisa trabalhar 4 meses e 28 dias para pagar os seus impostos anualmente e estes impostos só aumentam sem que se tenha um retorno ou resultado concreto do que se contribui.
Veja abaixo a relação dos postos participantes, os horários das vendas e os regulamentos para cada cliente:
São Paulo
- Serão vendidos 6 mil litros de gasolina sem o valor dos tributos, a partir das 9h, no Posto Ipiranga da Avenida Sumaré (travessa da Rua Dr. Franco Rocha, 664).
- Pagamento: apenas em dinheiro.
- Cada cliente poderá comprar no máximo 30 litros.
- Apoio: Associação da Classe Média – ACLAME, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Confederação dos Jovens Empresários – CONAJE, Instituto de Estudos Empresariais – IEE, Instituto Liberdade, Instituto Millenium e OrdemLivre.org
Brasília
- Serão vendidos 10 mil litros de gasolina, a partir das 6h, no Posto Jarjour (Asa Norte, Eixinho de Baixo Norte, altura 208 norte).
- Pagamento: apenas em dinheiro.
- Cada cliente poderá comprar até 30 litros.
- Apoio: CDL-DF Contato: Samuel Torres de Vasconcelos – Presidente CDL Jovem-DF – (61) 3218-1505/ 8151-7856.
Porto Alegre
- Serão vendidos 5 mil litros de gasolina, a partir das 9h, no Posto Firense da Rua Santana (número 345).
- Pagamento: apenas em dinheiro.
- Cada cliente poderá comprar até 20 litros.
Belo Horizonte
- Serão vendidos 5 mil litros de gasolina, a partir das 9h, no Posto Albatroz da Avenida Afonso Pena.
- Pagamento: apenas em dinheiro.
- Cada cliente poderá comprar até 30 litros.
(Fonte: http://endireitabrasil.com.br/index.php/blog/)
Julio Cesar Borges Baiz

Apresentadora de telejornal cai da cadeira

A apresentadora americana Melanie Lawson, da emissora "ABC 13", em Houston, Texas (EUA), caiu da cadeira quando tentava alcançar a mão de um colega, ao vivo, na bancada do telejornal "Eyewitness News", em seguida a emissora colocou no ar a previsão do tempo. Passado alguns minutos após a queda, Melanie relata que está bem.
Veja o vídeo.
Julio Cesar Borges Baiz

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Vacina H1N1 pode dar falso resultado de “HIV positivo"

A vacina contra o vírus Influenza (H1N1) pode dar falso resultado de “HIV positivo (vírus da doença AIDS) ”.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, disse que todos os exames para a constatação do HIV, realizados em menos de 112 dias após a vacina do H1N1, correm risco de dar positivo, pois esta vacina aumenta a produção de um anticorpo chamado IgM (parte do primeiro batalhão de defesa do organismo).
O teste mais comum realizado para constatar a existência do vírus HIV é o “Elisa”, então com a grande produção do IgM, o exame feito para constatar HIV acaba dando o resultado de positivo. 
Entretanto, a ANVISA alerta para as pessoas não se desesperarem, caso o exame “Elisa” dê positivo, imediatamente exija que seja feito um novo exame, mais rigoroso, chamado “Western Blot”, somente através deste exame é que será constatado o verdadeiro diagnóstico sobre a existência ou não do vírus HIV.
O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão disse: “Se o vírus (HIV) se manifestar num período de 30 dias após a vacina, a gente recomenda imediatamente que as pessoas sejam submetidas a um novo teste para tirar qualquer dúvida desse falso positivo. É um teste mais rigoroso, mais minucioso.” O Ministro ressaltou que a vacina contra o vírus H1N1 não oferece nenhum tipo de risco de transmissão do vírus HIV.
Mais informações nos sites: Ministério da Saúde e ANVISA.
Julio Cesar Borges Baiz

GOVERNO FEDERAL INVESTE CONTRA O CRACK E OUTRAS DROGAS

O Presidente Lula lançou um plano para a compra de leitos destinados aos usuários de crack e outras drogas.
No plano serão entregues 2,5 mil leitos a hospitais gerais ainda em 2010 e será investido R$ 180 milhões por ano em mais leitos. Com isso os hospitais poderão dobrar o atendimento para os usuários de todos os tipos de drogas e que possuam problemas com álcool.
Esta medida faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (Decreto nº 7.179, de 20 de maio de 2010).
A Ministra Interina da Saúde, Márcia Bassit disse: “Com esse dinheiro, hospitais gerais de cidades menores poderão ter até quatro leitos preparados para receber usuários de crack”. 
Outra parte do plano é intensificar as ações no Plano Emergencial de Ampliação do Acesso do Tratamento para usuários de Álcool e Drogas - PEAD. Neste plano há a previsão de construção de 157 unidades dos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS, até o final de 2011, já existem 52 centros funcionando atualmente.
Os CAPS oferecem desintoxicação, atenção contínua e tratamento integral aos usuários de álcool e drogas
O Plano também prevê:
– A criação de Consultórios de Rua, com previsão da entrega de 20 Consultórios ainda este ano e 15 até 2011;
– Construção de 60 Casas de Passagem, destinadas a abrigar usuários de drogas e álcool em situação de risco. Os usuários poderão permanecer de 30 a 40 dias nas casas; e
– 70 Pontos de Acolhimento a usuários de crack e outras drogas.
Existem várias outras medidas que ajudarão os usuários a se desvencilhar das drogas, vale a pena ler o plano.
Julio Cesar Borges Baiz

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O ladrão de galinhas existe!!!

Um homem que havia sido condenado a 1 ano de detenção e pagamento de 10 dias-multa pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, em 2006, por ter entrado no quintal do vizinho e roubado uma galinha caipira, no valor de R$ 10,00, teve a suspensão de sua pena adquirida através do Superior Tribunal de Justiça - STJ.
Segundo o processo “em fevereiro de 2006 o acusado invadiu o quintal do vizinho e “evadiu com as penosas debaixo do braço”. Alertada por um telefonema anônimo, a Polícia Militar foi até o local e prendeu o denunciado em flagrante delito, ainda de posse de uma galinha.”
O Ministro Jorge Mussi alegou que “o princípio da insignificância não pode ser aplicado indiscriminadamente como elemento gerador de impunidade em crime contra o patrimônio, mas ressaltou que, no caso em questão, a lesão produzida mostra-se penalmente irrelevante.” 
Para o Ministro, a galinha roubada tem um valor muito baixo e não há notícias sobre a vítima ter sofrido prejuízo ou consequência com a conduta do ladrão.
“No caso, a deflagração de ação penal mostra-se carente de justa causa, pois o resultado jurídico, ou seja, a lesão produzida, é absolutamente irrelevante”. Assim, por unanimidade, a Turma acolheu o pedido de habeas corpus e absolveu o paciente, com base no artigo 386, inciso III, do Código de Processo Penal. Leia a íntegra deste processo
Agora sim temos um ladrão de galinhas....
Julio Cesar Borges Baiz

Proibição da "Paradinha" e existência de "Árbitros Assistentes Adicionais"

A International Football Association Board (IFAB), órgão vinculado à FIFA, realizou uma Assembleia Extraordinária, no dia 18 de maio de 2010, em Zurique, na Alemanha, e decidiu proibir as famosas “paradinhas” e autorizar a existência, no campo, de “árbitros assistentes adicionais”.
Como é de praxe no futebol brasileiro, em uma cobrança de penalti, o centroavante corre até a bola e simula a batida do penalti para deslocar o goleiro e, com isso, conseguir com facilidade o gol. Esta regra consta na cartilha da FIFA (Regra nº 14) e será permitida até o dia 31 de maio de 2010.
A partir de 1º de junho de 2010, esta regra sofrerá uma modificação drástica e não permitirá que haja a “paradinha”, ficando assim definida: “A finta durante a aproximação para a cobrança do pênalti com o objetivo de confundir o adversário é permitida. Contudo, a finta para chutar a bola uma vez que o jogador tenha completado a sua aproximação é agora considerada uma infração à Regra 14 e um ato de comportamento antidesportivo pelo qual o jogador deverá ser advertido.”
Ou seja, o jogador poderá receber cartão amarelo e o árbitro mandará a cobrança ser repetida.
Do ponto de vista futebolístico, tal medida causa mais emoção no momento do penalti, uma vez que o goleiro terá mais chances de defender a cobrança.
Além desta modificação, a FIFA também anunciou que durante um período de 2 anos, as confederações e federações filiadas à FIFA, poderão “experimentar” a utilização de árbitros assistentes adicionais que exercerão o papel de "... auxiliar o árbitro principal no controle da partida de acordo com as Regras do Jogo. O árbitro principal, entretanto, mantém a prerrogativa de decidir sobre todas as questões ligadas à partida." Esta regra também entra em vigor no dia 1º de junho de 2010.
Com a aprovação destas regras quem ganha é o torcedor que terá mais emoção e não verá, teoricamente, erros graves contra seus times de coração.
Julio Cesar Borges Baiz

terça-feira, 11 de maio de 2010

Jornalista se livra de ação penal por causa da extinção da Lei de Imprensa

Um jornalista havia sido processado pela publicação de um artigo em que ofendia um juiz trabalhista, nos jornais Folha de São Paulo (em 2005) e Gazeta Bragantina (em 2006). O jornalista, em sua defesa, alegou que não havia concedido prévia autorização para publicar o artigo.
A Juíza Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça - STJ, verificou que a acusação se amparava nos artigos 22 e 23 da Lei de Imprensa  (Lei nº 5.250/1967), que tratam sobre a injúria contra servidores públicos no exercício da função.
Entretanto, em abril de 2009, o Supremo Tribunal Federal - STF, tornou a Lei de Imprensa sem efeito, o que deixou os juízes de todo o País sem poder julgar ações amparados ou baseados por esta lei. Com isso, os julgamentos contra jornalistas passaram a ser ser amparados pelo Código Penal, Código Civil e Constituição Federal. 
E como neste caso, a acusação somente apresentou provas amparados pela Lei de Imprensa, a Juíza decidiu trancar o processo e, com isso, livrou o jornalista da ação penal.
Leia a íntegra do processo.
Julio Cesar Borges Baiz

A SELEÇÃO DO DUNGA

É evidente que quem é apaixonado por futebol sempre tem um palpite sobre o melhor ou o pior jogador, sobre a formação tática ou estratégia, sobre posicionamento e até sobre o uniforme.
Mas “venhamos e convenhamos”, uma coisa é não ouvir um milhão de opiniões de um milhão de brasileiros, outra completamente diferente, é não ouvir a mesma opinião emitida por um milhão de brasileiros!!!
Oh Dunga, que tipo de seleção é esta, opa seleção não, jogadores, que tipo de jogadores são esses, vamos aos fatos:
1. Goleiro Doni: Não atua em uma partida oficial há muito tempo e, ultimamente, não vem sendo aproveitado nem para ficar no banco de reservas;
2. Lateral Gilberto: Não vem apresentando um bom futebol no Cruzeiro;
3. Meio Campista Felipe Melo: Não vem jogando bem na Itália já faz tempo;
4. Meio Campista Elano: Bom este aí a gente nem sequer ouve falar mas, de acordo com o Dunga, é um jogador versátil e que pode atuar em várias posições;
5. Meio Campista Kleberson: Não atravessa um bom momento no Flamengo.
Muito bem, é óbvio que qualquer jogador que veste a “amarelinha” vai se dedicar, se esforçar e dar o sangue pela seleção.  E, talvez esses jogadores mencionados, até ajudem o Brasil, mas pergunto:
Se todos os jogadores são esforçados quando vestem a camisa da seleção, então por que não convocar os que tem talento e estão em alta no momento?
Bom, só sei que de um jeito ou de outro continuo sendo brasileiro e acreditando na seleção, apesar de ter em mente meu palpite...
Julio Cesar Borges Baiz