JCB COMUNICAÇÃO

Seja bem vindo!
Este blog tem o objetivo de solucionar dúvidas e informar com qualidade e segurança.
Cordial Abraço,
Julio Cesar Borges Baiz
julio.jornalista@gmail.com

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Vacina H1N1 pode dar falso resultado de “HIV positivo"

A vacina contra o vírus Influenza (H1N1) pode dar falso resultado de “HIV positivo (vírus da doença AIDS) ”.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, disse que todos os exames para a constatação do HIV, realizados em menos de 112 dias após a vacina do H1N1, correm risco de dar positivo, pois esta vacina aumenta a produção de um anticorpo chamado IgM (parte do primeiro batalhão de defesa do organismo).
O teste mais comum realizado para constatar a existência do vírus HIV é o “Elisa”, então com a grande produção do IgM, o exame feito para constatar HIV acaba dando o resultado de positivo. 
Entretanto, a ANVISA alerta para as pessoas não se desesperarem, caso o exame “Elisa” dê positivo, imediatamente exija que seja feito um novo exame, mais rigoroso, chamado “Western Blot”, somente através deste exame é que será constatado o verdadeiro diagnóstico sobre a existência ou não do vírus HIV.
O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão disse: “Se o vírus (HIV) se manifestar num período de 30 dias após a vacina, a gente recomenda imediatamente que as pessoas sejam submetidas a um novo teste para tirar qualquer dúvida desse falso positivo. É um teste mais rigoroso, mais minucioso.” O Ministro ressaltou que a vacina contra o vírus H1N1 não oferece nenhum tipo de risco de transmissão do vírus HIV.
Mais informações nos sites: Ministério da Saúde e ANVISA.
Julio Cesar Borges Baiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: