JCB COMUNICAÇÃO

Seja bem vindo!
Este blog tem o objetivo de solucionar dúvidas e informar com qualidade e segurança.
Cordial Abraço,
Julio Cesar Borges Baiz
julio.jornalista@gmail.com

domingo, 30 de maio de 2010

Uma das maiores batalhas futebolísticas já contada

Recentemente, assisti um documentário sobre a invasão dos nazistas na Ucrânia, em 29.06.1941, na chamada "Operação Barbarossa", durante a Segunda Guerra Mundial. Este foi um dos maiores massacres da história mundial, com mais de 180 mil pessoas executadas e mais centenas de milhares enviadas a campos de concentração, onde eram obrigadas a executar trabalhos forçados. 
Após 6 seis meses de muito terror, os nazistas acabam tomando a Ucrânia e situando suas bases na capital Kiev.
Fora este ato de violência e selvageria impiedosas, assisti também sobre o time de futebol "Start F.C.", este time, na verdade, se chamava Dínamo de Kiev, mas, como os nazistas haviam tomado poder em Kiev, o time não podia mais se chamar assim e passou a chamar Start F.C..
O time era formado por, em sua maioria, padeiros da cidade de Kiev que não aceitavam o regime nazista imposto em seu País. O Start F.C. começou a vencer equipes pequenas e a ganhar o respeito da população ucraniana, logo foi convidado para disputar a Liga Nacional, um campeonato organizado pelos nazistas, na Ucrânia, e que contava com times alemães e húngaros, até este momento ninguém ousava ganhar dos alemães, e é neste exato momento que se inicia uma das maiores batalhas futebolísticas já contadas.
Na Liga Nacional Ucraniana, o Start venceu um confronto contra os alemães por 5 x 1. No jogo seguinte enfrentaram o time "Flakelf", também alemão. Um detalhe importante: Antes dos jogos começarem, os jogadores eram obrigados a reverenciar o Hitler, com a frase "Heil Hitler", os jogadores do Start, não reverenciavam o ditador nazista e dobravam os braços sobre o peito e gritavam "FitzcultHura" (slogan soviético, algo como cultura física), neste instante o público presente vai ao delírio, enquanto os alemães ficam sem entender o que estava acontecendo.
O jogo inicia e o time alemão abre o placar 1 x 0 contra o Start (o time alemão contava com o apoio do árbitro alemão que não marcava faltas para o time ucraniano), mas, a parcial vitória dura pouco e, logo em seguida o Start marca 3 vezes, deixando o placar no final do primeiro tempo em 3 x 1. No vestiário do Start aparece um general nazista que diz: "Vocês não podem esperar vencer" e, continua "aproveitem estes momentos para pensar nas consequências". Uma clara ameaça à vida dos jogadores ucranianos!
Pois bem, os times voltam para o segundo tempo e o Start não leva a sério o aviso dado pelo general nazista e aplica mais dois gols no time alemão e o placar termina em 5 x 3 para o Start. O time ucraniano poderia ter feito o sexto gol, mas o jogador ucraniano parou a bola na cara do gol e virou as costas para o goleiro alemão, o que levou, mais uma vez, a torcida ao delírio. Os jogadores do Start deixaram o estádio sobre os aplausos ensurdecedores dos torcedores ucranianos.
"Para se ter uma ideia da importância deste jogo para os ucranianos, todos que guardaram o ingresso desta partida, tem passe livre para os jogos do Dínamo de Kiev até hoje em dia."
No jogo seguinte, o Start aplicou uma goleada de 8 x 0, em outro time alemão chamado "Rukh".
Os alemães não engoliram as derrotas e humilhações e enviaram os jogadores do Start ao campo de prisioneiros de "Baba Yar". Em seguida, o time inteiro foi preso e torturado pela Gestapo, alguns foram mandados para o sinistro campo de concentração de "Siretz". 
Na Ucrânia existe um monumento em homenagem aos heróis do Start F.C., e que contém a frase: "Aos jogadores que morreram com a cabeça levantada ante o invasor nazista”.
As partidas realizadas pelo Start F.C., em 1942:
21 de junho - FC Start 6×2 Guarnição húngara
05 de julho - FC Start 11×0 Guarnição romena
12 de julho - FC Start 9×1 Militares do batalhão ferroviário
17 de julho - FC Start 6×0 Exército da Wehrmacht
19 de julho - FC Start 5×1 MSG (Exército Húngaro de Ocupação)
21 de julho - FC Start 3×2 MSG (Exército Húngaro de Ocupação)
06 de agosto - FC Start 5×1 Flakelf (Exército Alemão, até então invicto)
09 de agosto - FC Start 5×3 Flakelf - 36 mil ucranianos no estádio
16 de agosto - FC Start 8×0 Rukh - Último jogo do time.

Sem dúvida esta é a história de guerreiros que realmente vestiram as camisas e as cores de seu País, em pról das pessoas, algo raro no futebol e que, atualmente, é cada vez mais escasso.
Julio Cesar Borges Baiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: