O Presidente Lula lançou um plano para a compra de leitos destinados aos usuários de crack e outras drogas.
No plano serão entregues 2,5 mil leitos a hospitais gerais ainda em 2010 e será investido R$ 180 milhões por ano em mais leitos. Com isso os hospitais poderão dobrar o atendimento para os usuários de todos os tipos de drogas e que possuam problemas com álcool.
Esta medida faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (Decreto nº 7.179, de 20 de maio de 2010).
A Ministra Interina da Saúde, Márcia Bassit disse: “Com esse dinheiro, hospitais gerais de cidades menores poderão ter até quatro leitos preparados para receber usuários de crack”.
Outra parte do plano é intensificar as ações no Plano Emergencial de Ampliação do Acesso do Tratamento para usuários de Álcool e Drogas - PEAD. Neste plano há a previsão de construção de 157 unidades dos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS, até o final de 2011, já existem 52 centros funcionando atualmente.
Os CAPS oferecem desintoxicação, atenção contínua e tratamento integral aos usuários de álcool e drogas
O Plano também prevê:
– A criação de Consultórios de Rua, com previsão da entrega de 20 Consultórios ainda este ano e 15 até 2011;
– Construção de 60 Casas de Passagem, destinadas a abrigar usuários de drogas e álcool em situação de risco. Os usuários poderão permanecer de 30 a 40 dias nas casas; e
– 70 Pontos de Acolhimento a usuários de crack e outras drogas.
Existem várias outras medidas que ajudarão os usuários a se desvencilhar das drogas, vale a pena ler o plano.
Julio Cesar Borges Baiz
Gostaria de expressar minha indignação para com um governo podre e medíocre que temos.
ResponderExcluirFui um usuário de crack e graças Deus,uma família que nunca desistiu de mim e uma internação,que por sinal foi bem cara mas preciso,hoje me encontro limpo,empregado e muito bem comigo mesmo,correndo atrás de coisas que perdi durante 12 anos nessa vida.mas infelismente axistem pessoas e não são poucas que não terão esta oportunidade,pq nossos governantes não se preocupam com outra coisa que não seja o benefício deles próprios,fica aqui minha indignação...