Assim como a cordilheira do Himalaia (considerada a mais alta cadeia montanhosa do mundo, abrangendo sete países: Índia, China, Paquistão, Butão, Nepal, Afeganistão e Myanmar), está o gigante Walmart, maior empresa de varejo no mundo, com um faturamento de US$ 402 bilhões no ano de 2009, e nesta semana, ficou em primeiro lugar na revista Fortune (revista que avalia os rendimentos das 500 maiores empresas americanas).
Para se ter uma idéia melhor dos faturamentos desta gigante do varejo, como exemplo, cito o grupo Pão de Açúcar, que em 2009 faturou R$ 26,2 bilhões, ou mesmo o Carrefour, que no mesmo ano faturou R$ 25,6 bilhões, a diferença é exorbitante.
Na revista Fortune, em segundo lugar, ficou a petrolífera Exxon Mobil, com um faturamento em US$ 284,6 bilhões, com uma distância de US$ 117,4 bilhões em faturamento para o Walmart.
Um pouco da história do Walmart
A gigante do varejo iniciou suas atividades em 1962, nos Estados Unidos, no estado do Arkansas. Hoje, está presente em onze países (Estados Unidos, Brasil, México, Canadá, Argentina, Porto Rico, Alemanha, China, Coréia, Inglaterra e Japão).
No Brasil iniciou suas atividades há 11 anos e está em franca concorrência com o grupo franco brasileiro Pão de Açúcar e o francês Carrefour.
De acordo com o ranking da ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados, o Walmart está em terceiro lugar no faturamento do varejo brasileiro, seguindo com alto crescimento e em rápida expansão.
Suas bandeiras no Brasil são: Walmart Supercenter, Sam's Club, Todo Dia, Bompreço, Hiper Bompreço, Nacional, Mercadorama, Hipermercado Big, Maxxi Atacado.
Julio Cesar Borges Baiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: