JCB COMUNICAÇÃO

Seja bem vindo!
Este blog tem o objetivo de solucionar dúvidas e informar com qualidade e segurança.
Cordial Abraço,
Julio Cesar Borges Baiz
julio.jornalista@gmail.com

terça-feira, 27 de abril de 2010

Denúncia: Carcaças de motos roubadas e entulho são deixados na Rua José Peres Campelo - Piqueri

Hoje (27.04), li uma notícia, no site da Globo, de que existem peças de motos roubadas e lixo sendo deixados em uma rua do bairro Piqueri.
Os ladrões deixam carcaças de motos jogadas nesta rua, pois não tem muito movimento, não tem iluminação, nem sequer tem calçada e da mesma forma agem caminhoneiros que despejam o lixo nas laterais da rua, impossibilitando muitas vezes as pessoas de transitarem de maneira segura.
Isso é um absurdo, o Governo investe milhões em estradas, marginais, túneis e rodoanéis, que de fato ajudam a população, mas não pode sequer investir um pouco do dinheiro público para reformar ruas deste nível?
O estado de São Paulo é a maior em termos de economia, finanças, impostos e arrecadações e, ainda sim, temos ruas sem iluminação e pouco conservadas, como é o caso da rua José Peres Campelo, no bairro do Piqueri. Para quem não se localizou, esta rua fica paralela a estação Piqueri da CPTM.
Conforme chama a atenção a notícia “os ladrões fazem a festa na região de Pirituba e Piqueri” (Leia a notícia na íntegra no site da globo).
Pesquisando sobre o assunto, localizei no site da Prefeitura de São Paulo, a seguinte notícia:
Subprefeitura Pirituba / Jaraguá retira entulho da Rua José Peres Campelo
Mais 336 toneladas de material foram recolhidos
Considerado ponto viciado de descarte irregular de entulho, a Rua José Peres Campelo recebe atenção especial da Subprefeitura. Cerca de 50 caminhões de entulho já foram retirados, totalizando 336 toneladas de material. As ações de vigilância constante da área continuam ao longo da semana.
O descarte de lixo e entulho de forma irregular prevê punição tanto para o cidadão que joga o lixo ou entulho em local inapropriado quanto para o que contratou o serviço. Para se resguardar de que o entulho produzido terá seu destino certo, a pessoa que gerou aquele material, em primeiro lugar, precisa saber se a empresa possui licença e permissão para o funcionamento e, além disso, exigir a documentação de destinação final do descarte. Este documento serve como um recibo que comprova a legalidade do trabalho realizado.
(Fonte:http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/pirituba_jaragua/noticias/index.php?p=8655, data: 23.03.2010)”
Pois é, a Subprefeitura retirou o entulho, o que é bom. Entretanto, não fez mais nada, ou seja, não implantou iluminação, não colocou calçadas, o que torna a rua um ponto atrativo para depósito de lixo e de carcaças roubadas. 
Ainda pesquisando, descobri que a Subprefeitura possui um plano para a Rua, entretanto nunca foi colocado em prática:
“Plano Regional Estratégico da Subprefeitura Pirituba – PRE – PJ
Quadro 02 do Livro II - Anexo à Lei nº 13.885, de 25 de agosto de 2004
Rede Viária Estrutural
Abertura de vias:  Via Estrutural Norte-Sul, margem direita da ferrovia da CPTM. Trecho 1: da Marginal Tietê à Estação Pirituba
Distrito: Pirituba
Quantificação (m): 2.558
Horizonte: 2006
Perímetro: Tem início em abertura de trecho de 116 m, dando continuidade em segmento de reta à Rua José Peres Campelo, até sua confluência com a Av Raimundo Pereira de Magalhães, próxima Á Marginal do Tietê, e continua na direção norte em 2.442 m de vias existentes, as quais necessitam melhorias: percurso inteiro da Rua José Peres Campelo, seguindo pela Av. Com. José Salomon, Rua Pe. Nogueira Lopes e Av. Paula Ferreira até a Estação Pirituba da CPTM.
(Fonte:http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/secretarias/planejamento/zoneamento/0001/parte_II/pirituba/q_02.PDF, acesso em 27.04.2010, 14:49hs).”
Esta evidencia só confirma a tese de que falta empenho para a resolução do problema.
Abaixo, anexo algumas reclamações de pessoas que moram no bairro Piqueri e que fizeram reclamações a Rádio Jovem Pan:
1. “Flávia reclama de escorpiões para a Prefeitura de São Paulo (quarta-feira - 24/fevereiro/2010)
Já cansamos de pedir ajuda a Subprefeitura de Pirituba, para resolver o problema de Lixo e Entulho que é paisagem da Rua : José Peres Campelo, Zona Oeste, De São Paulo.
Agora , corremos perigo com os escorpiões!!!
Este exemplar da foto, é um de vários que estão invadindo casas e quintais da Rua: JOSÉ PERES CAMPELO, bairro: Piqueri em São Paulo.
Por favor nos ajudem.
Tememos pelas crianças, idosos e demais frequentadores do bairro, já que é rua próxima de escola, e da Estação de Trem do Piqueri fica a menos de 100 metros.
Estamos correndo perigo de vida.
Gratos
Flávia e Moradores da Rua José Peres Campelo”
2. "Aldo reclama da Prefeitura de São Paulo (quarta-feira - 24/fevereiro/2010)
Nós ouvintes da Jovem Pan, pedimos ajuda para solicitar o serviço de Limpeza do Lixo E Entulho acumulados na rua da estação de Trem do Piqueri, rua José Peres Campelo.
Já foram muitos os contatos e pedidos para a Subprefeita Andréa Pelizari de Pirituba, mas sem sucesso.
Pedimos Também a fiscalização para punir as caçambas que estão emporcalhando a rua, com o descarte irregular de Entulho e Lixo.
Com as constantes chuvas, estamos muito preocupados com a Dengue, já que no Entulho enconta-se baldes, pneus e outros recipientes que servem de moradia e proliferação do mosquito.
Até quando aguentar essa situação de descaso e abandono???
Aldo Luiz 
(Fonte: http://blogs.jovempan.uol.com.br/ouvintejp/tag/prefeitura-de-sao-paulo/)".

E, do meu ponto de vista, o fato de recolher o entulho só reforça a tese de que “pode ser jogado lixo na rua, pois a Subprefeitura depois vem recolher”.


Espero que meu pensamento esteja errado...


Julio Cesar Borges Baiz

4 comentários:

  1. Primeiro queria dar os parabens pelo blog muito bom,agora esta constatação da lista de jogadores realmente e infelizmente é veridica rsrsr.O que é isso Dunga...melhor quem são esses??

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde, Senhor Júlio Cesar!
    Li sua matéria de 27/04/2010.
    Infelizmente, o LIXO, o ENTULHO,
    a CALÇADA INCOMPLETA e outros problemas citados
    continuam na Rua José Peres Campelo.
    A Atenção Especial e a " Fiscalização Atuante" da Subprefeitura de Pirituba , NÃO conseguiu Barrar as Toneladas De Lixo E Entulho que ocupam a Rua nas duas extremidades.( Estamos em JUNHO de 2010.
    Realmente as Caçambas fazem a festa, sabem que
    não serão punidas .
    Nós, Moradores da Rua José Peres Campelo, perguntamos : CADÊ A FISCALIZAÇÃO ?????

    ResponderExcluir
  3. Para se resolver esta questão é necessário que todos os moradores desta Rua façam um abaixo assinado e entreguem na Subprefeitura e, sempre que verem caminhões jogando lixo, denunciem, anotem a placa. Acredito que só assim será possível resolver o problema.
    Grato
    Julio

    ResponderExcluir
  4. Pirituba e região foram vítimas de: Prefeito Gilberto Kassabe, do Governador Alberto Godman e da desculpa esfarrapada de contaminação da área mensionado pela CETESB, tudo isto pretexto preconceituoso com intensão de não deixar Pirituba e região evoluirem. É, os 3 culpados por fazerem nós perdermos o sonho de sediarmos a COPA-2014 para Itaquera que já tem ganhado tanta coisa. Pois, agora é uma questão de honra nós vamos sairmos ás ruas para exigirmos a futura EXPO-2020 no local onde seria o projeto do Piritubão, e para começar queremos desde já o monotrilho ligando a região conectando as estações das CPTMs: Pirituba, Domingos de Morais e Cidade Universitária, além de nestes trechos ser criados as estações: do Complexo Annhanguera, Jaguara , Ceasa , Taipas, Freguisia do Ó, Bairro do Limão até a futura linha prata do Metrô Vila Nova Cachoeirinha (nesta também a integração deverá ser gratuíta). Lembrando que as conexões do monotrilho com as estações de tréns da CPTM serão gratuitamente.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: