JCB COMUNICAÇÃO

Seja bem vindo!
Este blog tem o objetivo de solucionar dúvidas e informar com qualidade e segurança.
Cordial Abraço,
Julio Cesar Borges Baiz
julio.jornalista@gmail.com

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Influenciar o filho contra o pai ou contra a mãe poderá ser considerado crime

O Senado, através da Comissão de Constituição e Justiça - CCJ aprovou o Projeto de Lei nº 4.053/2008, que pune criminalmente qualquer familiar que praticar a chamada "Alienação Parental", que quer dizer, por exemplo: O pai que coloca o filho contra a mãe e vice-versa ou a avó materna que coloca a neta contra o seu pai, enfim qualquer familiar que coloque a criança contra qualquer outro familiar poderá ser punido, conforme consta no Projeto de Lei:
"Art. 2º. Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou adolescente, promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a autoridade, guarda ou vigilância, para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.
Parágrafo único. São formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros:
I - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade;
II - dificultar o exercício da autoridade parental;
III - dificultar contato de criança ou adolescente com genitor;
IV - dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar;
V - omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço;
VI - apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar sua convivência com a criança ou adolescente;
VII - mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós
."
Os processos nesse sentido serão tratados como prioridade no judiciário e, de acordo com a gravidade dos fatos, o Juiz poderá:
"Art. 6º. Caracterizados atos típicos de alienação parental ou qualquer conduta que dificulte a convivência de criança ou adolescente com genitor, em ação autônoma ou incidental, o juiz poderá, cumulativamente ou não, sem prejuízo da decorrente responsabilidade civil ou criminal e da ampla utilização de instrumentos processuais aptos a inibir ou atenuar seus efeitos, segundo a gravidade do caso:
I - declarar a ocorrência de alienação parental e advertir o alienador;
II - ampliar o regime de convivência familiar em favor do genitor alienado;
III - estipular multa ao alienador;
IV - determinar acompanhamento psicológico e/ou biopsicossocial;
V - determinar a alteração da guarda para guarda compartilhada ou sua inversão;
VI - determinar a fixação cautelar do domicílio da criança ou adolescente;
VII - declarar a suspensão da autoridade parental. 
Parágrafo único. Caracterizada mudança abusiva de endereço, inviabilização ou obstrução à convivência familiar, o juiz também poderá inverter a obrigação de levar ou retirar a criança ou adolescente junto à residência do genitor, por ocasião das alternâncias dos períodos de convivência familiar."
O Projeto de Lei ainda precisa passar pela aprovação presidencial e é de autoria do Deputado Regis de Oliveira.
Atualmente, estima-se que no Brasil cerca de 10 milhões de crianças e adolescentes sofrem com a alienação parental, esta é uma legislação que, se aprovada pelo presidente, auxiliará muitas famílias na formação educacional e psicológica.
Existem algumas entidades (Apase, SOS Papai e Mamãe e Pais Por Justiça) que tratam deste assunto de maneira séria, se Você passa por isso ou conhece alguém que esteja nessa situação procure ajuda, no final seu filho ou filha agradecerá.
Julio Cesar Borges Baiz

9 comentários:

  1. COMO FAÇO PRA COLOCAR ESSA LEI EM PRATICA ISSO TA ACONTECENDO COMIGO E MINHAS FILHAS QUE MORAM NO RIO GRANDE DO SUL!!

    ResponderExcluir
  2. meu nome é fabiano ok aguardo resposta!!!

    ResponderExcluir
  3. Já podemos usar como base em algum processo a mãe dos filhos do meu marido está fazendo as crianças criarem ódio dele,e ainda conta várias mentiras !

    ResponderExcluir
  4. Aroldo
    preciso de ajuda com meu filho

    ResponderExcluir
  5. homem que eu moro tirou minha filha de mim e os avós que cuida dela colocou ela contra mim ela me odeia hj minha filha ja tem 16 anos ela nao quer sabe de mim pq os pais e familia dele colocou ela contra mim ela me chama de puta de vagabunda de tudo quanto e nome queria tira ela deles mais nao sei como fazer isso me ajuda ai por favor

    ResponderExcluir
  6. Deborah Santtos
    9 de dezembro às 08:52 ·

    Sabeh as vezes keria sumir eh nunk mais volta por sua causa.
    Mais acho que e melhpr eu nao fazer isso simplismente passa por cima de tudo e aguenta por que sei ke nada nesse mundo eh facil. E eu tenho minha vo Domingas que amo mais que tudo nesse mundo.
    Msm voseh te me queimado com mingau quente. Quando eu soh tinha um mes de nascida. Ter me batido tanto quando eu fui ai te conhece ter me abandonadoh quando nasci ter me apresentado pra traficante e boca de fumo. Quando fui te conhece mais uma vez. Eu keria uma mae e nao um monstro igual voseh.isso tudo foi a mae do homem que eu moro que falou pra ela bom nao so ela mais todos que ela conviver

    ResponderExcluir
  7. Deborah Santtos Sua disgraca eu te odeio vs nao eh mae e sim um montro safada eh vs vagabunda noiada
    9 de dezembro às 21:38 · Curtir
    Deborah Santtos Eu kero que voseh morra
    9 de dezembro às 21:39 · Curtir
    Deborah Santtos Voseh e obra do capeta
    9 de dezembro às 21:40 · Curtir
    Deborah Santtos Eu nunk vou te respeita
    9 de dezembro às 21:41 · Curtir isso tudo ela fala comigo

    ResponderExcluir
  8. Tatiane Morais que eu saiba sua mae é a Domingas né Deborah Santtos?? Mãe é a que cria ta, pq botar no mundo até uma cachorra coloca agora eu quero ver é criar, dar amor e carinho. Coisa q a Debora teve foi da minha Vó.
    10 de dezembro às 07:01 · Editado · Curtir
    Deborah Santtos Eduardo nao falei com voce
    10 de dezembro às 14:17 · Curtir
    Deborah Santtos Eu odeio essa vagabunda
    10 de dezembro às 14:18 · Curtir
    Deborah Santtos Sua irma um monstro nao minha mae
    12 h · Curtir
    Deborah Santtos Ideio ela
    12 h · Curtir
    Deborah Santtos Affs kero q ela morra

    ResponderExcluir
  9. isso tudo minha filha fala comigo foi os avós e tios e tias primas que colocou ela contra mim

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: