JCB COMUNICAÇÃO

Seja bem vindo!
Este blog tem o objetivo de solucionar dúvidas e informar com qualidade e segurança.
Cordial Abraço,
Julio Cesar Borges Baiz
julio.jornalista@gmail.com

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Operação Urbana Lapa-Brás

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano está em fase de finalização do projeto de lei que pretende criar um túnel de 12 km, que ligará a Lapa ao Brás e a demolição do Elevado Costa e Silva, o famoso Minhocão.
Assim que o projeto estiver finalizado será entregue à Câmara para aprovação.
Esta será uma obra cara e longa, entretanto, ajudará no desenvolvimento dos bairros, na diminuição do trânsito e na redução da poluição sonora.
A linhas de trens 7 e 8 da CPTM, a partir da estação Lapa, serão subterrâneas até a estação Brás e, acima deste túnel, serão construídos parque, ciclovia e Avenida, conforme consta no projeto disponível no site da Prefeitura de São Paulo:
"(...)
De acordo com o projeto, a superação da barreira ferroviária se dará por meio de seu rebaixamento, transformando-a num sistema subterrâneo desde a Lapa até o Brás - numa extensão aproximada de 12 Km. Na superfície, a proposta prevê uma via de porte estrutural, mas com características urbanísticas diferenciadas - de uso lindeiro intenso, com parques e ciclovias - promoverá melhorias na acessibilidade e permitirá que os eixos transversais de ambos os lados, hoje interrompidos pela presença dos trilhos, possam se conectar. A implantação dessa via criará condições para a demolição do Elevado Costa e Silva e a revitalização de seu entorno.
A área de abrangência da Operação Urbana Lapa-Brás foi dividida em oito setores, com portes, características e diretrizes próprias. Para cada um serão desenvolvidos projetos que indicarão as novas feições dessas áreas, baseadas no adensamento populacional, no equilíbrio mesclado de usos e na aproximação entre os postos de trabalho e os locais de moradia.
(...)."
Julio Cesar Borges Baiz

4 comentários:

  1. Olá Julio,

    moro em uma região que possivelmente será desaprorpiada (tranformação induzida) segundo o mapa da área: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/OUC_LAPABRAS_SETORES_1273183839.pdf


    Quero saber como vai ser o processo de indenização dos moradores, pois as informações estão confusas. Grato,

    Tom Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber quem está por trás disso, será que são as grandes construtoras para obter vantagens a chamada especulação imobiliaria e esse prefeito NAZISTA com idéias malucas, pois progredir, revitalizar o bairro é uma coisa, agora desapropriar milhares de pessoas da sua moradia é ato de ditador.
    Vamos construir moradias para a população e não tirar.

    ResponderExcluir
  3. Eu também moro na região, e acho que o projeto vai revitalizar demais diversas áreas.
    Se analisarmos num contexto mais generalizado, sem levar em conta interesses pessoais e individualistas, esse projeto acabará com dois problemas dos mais graves na implantação urbana de nossa cidade e nossa malha viária. Duas cicatrizes profundas no rosto da nossa metrópole. A linha férrea que hoje separa a zona central da zona norte e o minhocão que foi construído com o intuito de aliviar o trânsito, mas como efeito colateral depreciou uma importante área na região central.
    Portanto além de integrar duas áreas hoje segregadas e revitalizar vários bairros que hoje estão depreciados pelo “minhocão” e pelo muro da linha do trem, estaremos criando diversos parques e equipamentos urbanos e principalmente, diminuindo a poluição sonora gerada pelos trens que passam durante toda madrugada buzinando.

    Claudio Botejara

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: