A Secretaria de Desenvolvimento Urbano está em fase de finalização do projeto de lei que pretende criar um túnel de 12 km, que ligará a Lapa ao Brás e a demolição do Elevado Costa e Silva, o famoso Minhocão.
Assim que o projeto estiver finalizado será entregue à Câmara para aprovação.
Esta será uma obra cara e longa, entretanto, ajudará no desenvolvimento dos bairros, na diminuição do trânsito e na redução da poluição sonora.
A linhas de trens 7 e 8 da CPTM, a partir da estação Lapa, serão subterrâneas até a estação Brás e, acima deste túnel, serão construídos parque, ciclovia e Avenida, conforme consta no projeto disponível no site da Prefeitura de São Paulo:
"(...)De acordo com o projeto, a superação da barreira ferroviária se dará por meio de seu rebaixamento, transformando-a num sistema subterrâneo desde a Lapa até o Brás - numa extensão aproximada de 12 Km. Na superfície, a proposta prevê uma via de porte estrutural, mas com características urbanísticas diferenciadas - de uso lindeiro intenso, com parques e ciclovias - promoverá melhorias na acessibilidade e permitirá que os eixos transversais de ambos os lados, hoje interrompidos pela presença dos trilhos, possam se conectar. A implantação dessa via criará condições para a demolição do Elevado Costa e Silva e a revitalização de seu entorno.
A área de abrangência da Operação Urbana Lapa-Brás foi dividida em oito setores, com portes, características e diretrizes próprias. Para cada um serão desenvolvidos projetos que indicarão as novas feições dessas áreas, baseadas no adensamento populacional, no equilíbrio mesclado de usos e na aproximação entre os postos de trabalho e os locais de moradia.
A área de abrangência da Operação Urbana Lapa-Brás foi dividida em oito setores, com portes, características e diretrizes próprias. Para cada um serão desenvolvidos projetos que indicarão as novas feições dessas áreas, baseadas no adensamento populacional, no equilíbrio mesclado de usos e na aproximação entre os postos de trabalho e os locais de moradia.
(...)."
Julio Cesar Borges Baiz
Olá Julio,
ResponderExcluirmoro em uma região que possivelmente será desaprorpiada (tranformação induzida) segundo o mapa da área: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/OUC_LAPABRAS_SETORES_1273183839.pdf
Quero saber como vai ser o processo de indenização dos moradores, pois as informações estão confusas. Grato,
Tom Ribeiro
Gostaria de saber quem está por trás disso, será que são as grandes construtoras para obter vantagens a chamada especulação imobiliaria e esse prefeito NAZISTA com idéias malucas, pois progredir, revitalizar o bairro é uma coisa, agora desapropriar milhares de pessoas da sua moradia é ato de ditador.
ResponderExcluirVamos construir moradias para a população e não tirar.
Eu também moro na região, e acho que o projeto vai revitalizar demais diversas áreas.
ResponderExcluirSe analisarmos num contexto mais generalizado, sem levar em conta interesses pessoais e individualistas, esse projeto acabará com dois problemas dos mais graves na implantação urbana de nossa cidade e nossa malha viária. Duas cicatrizes profundas no rosto da nossa metrópole. A linha férrea que hoje separa a zona central da zona norte e o minhocão que foi construído com o intuito de aliviar o trânsito, mas como efeito colateral depreciou uma importante área na região central.
Portanto além de integrar duas áreas hoje segregadas e revitalizar vários bairros que hoje estão depreciados pelo “minhocão” e pelo muro da linha do trem, estaremos criando diversos parques e equipamentos urbanos e principalmente, diminuindo a poluição sonora gerada pelos trens que passam durante toda madrugada buzinando.
Claudio Botejara
Que tal colocar fontes?
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