JCB COMUNICAÇÃO

Seja bem vindo!
Este blog tem o objetivo de solucionar dúvidas e informar com qualidade e segurança.
Cordial Abraço,
Julio Cesar Borges Baiz
julio.jornalista@gmail.com

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho pode ser feita pela internet


SIT - Soluções Integradas Trabalhistas

Julio Cesar Borges Baiz

O Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, lançou o “Sistema HomologNet”, que agilizará o procedimento na fase de homologação da rescisão do contrato de trabalho (Portarias nºs 1.620 e 1.621, de 14.07.2010 e Instrução Normativa nº 15, de 14.07.2010).

Este sistema permitirá que o empregador cadastre, inclua, altere e exclua as informações referentes à rescisão do contrato de trabalho. Após receber os dados o sistema fará os cálculos e emitirá o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT. Para o trabalhador, o sistema permitirá a consulta das informações contidas na Rescisão do Contrato de Trabalho. 

No sistema antigo o empregado tinha que aguardar quase um mês ou mais para conseguir receber o Seguro Desemprego. Agora, com o novo sistema, o Seguro Desemprego poderá chegar em cinco dias. Isso porque o HomologNet agilizará o processo de rescisão do contrato de trabalho, em seguida, fornecerá às Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego – SRTE o controle e o agendamento das rescisões contratuais e integrará os sistemas de maneira a agilizar os procedimentos da liberação do Seguro Desemprego e do FGTS ao empregado.

Leia a íntegra deste artigo no site www.diariodasleis.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: