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Julio Cesar Borges Baiz
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quinta-feira, 17 de março de 2016

Dicas comportamentais para lidar com o possível comprador do imóvel


Julio Cesar Borges Baiz

Este artigo até pode parecer um clichê!
Mas, na realidade quem nunca ouviu de um corretor:
- “Meu velho, achei o imóvel da sua vida!”
- “Querido, este imóvel é a sua cara!”
- “Este imóvel parece que foi feito para Você!”
Pois é, clichês, excesso de intimidade, falta de foco, falar demais, são atributos corriqueiros e que muitas vezes sufocam o possível comprador e o fazem desistir da compra.
Por esses motivos, elencamos algumas dicas para Você. São elas:

1. Evitar palavras e clichês que desprestigiem o seu bem.
Tais como: conjugado, no mesmo quintal, não, inacabado, “achei o imóvel da sua vida” ou “este imóvel é a sua cara”.
Deixa para o comprador julgar o que é melhor para si!

2. Nunca force a intimidade
Palavras como: Anjo, Amigo, Querido, Irmão, Meu velho, Amor criam um ambiente desfavorável para a negociação.
O correto é tratar o cliente pelo nome.
Lembre-se: Ser simpático não é ter intimidade ou liberdade!

3. Mantenha o foco nas necessidades do seu cliente
O papel do corretor é realizar uma boa venda, ou seja, preocupe-se com todas as necessidades do comprador e realize um bom negócio para o vendedor.

4. Ouça mais e fale menos
Parece uma dica simples, mas acreditem, ainda hoje há quem diga que o corretor bom é aquele que fala muito!
Este pensamento é completamente incorreto.
Se o corretor falar demais, não dará a chance do comprador perguntar, não conseguirá extrair as suas reais necessidades e, o que é pior, frustrará os anseios do cliente.
Ouça com muita atenção e responda com certeza absoluta!

5. Detecte dúvidas prováveis
Por exemplo: Se o possível comprador possui filhos.
Neste caso, analise:
- Se o imóvel possui quartos para os filhos;
- Se o imóvel possui escadas e se são perigosas;
- Se os pisos são escorregadios;
- Se possui escolas próximas à região; e
- Se a região possui parques e opções de lazer.
Lembre-se: Conhecer bem o imóvel e a região são fundamentais para criar um ambiente confiável com o seu cliente.

6. A região do imóvel
Colete todos os dados das redondezas do imóvel. Tais como:
- Transporte coletivo;
- Os vários comércios;
- Escolas, Universidades, Cursos;
- Serviços e Lazer;
- Opções alternativas para os trajetos trabalho – casa / casa – trabalho.
Se possível, calcule uma média de distância entre o imóvel e os itens apontados acima.

7. Esteja sempre disponível
Provavelmente, após a apresentação do imóvel e da região, o cliente ainda terá algumas dúvidas.
Por isso, deixe todos os seus contatos e enfoque a sua disponibilidade total para esclarecer qualquer tipo de dúvida que o cliente possa ter.

8. Confie nas suas habilidades
Não fique nervoso na frente do seu cliente!
Agir naturalmente, demonstrar confiança, estudar bem o imóvel e, principalmente, estar preparado farão toda a diferença.

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!


Fonte: BDI, Julio Cesar Borges Baiz

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